Cardiac Surgery Expert
Director of Cardiology Dept at
St. Francis Hospital
Cardiac Surgery Expert
Director of Cardiology Dept at
St. Francis Hospital
Varizes dos Membros Inferiores
As varizes dos membros inferiores representam a forma mais comum de manifestação da doença venosa crónica e caracterizam-se pelo aparecimento de veias dilatadas e tortuosas, facilmente identificáveis debaixo da pele. Mais que apenas uma questão estética, as varizes podem, por vezes, conduzir a complicações mais graves.
Sinais e Sintomas
-
Dor
-
Sensação de pernas pesadas e cansadas
-
Edema/inchaço
-
Comichão/prurido
-
Cãimbras noturnas
-
Pernas inquietas
-
Ramificações de pequenas veias de coloração vermelha ou azulada (derrames/aranhas vasculares)
-
Veias salientes e tortuosas, semelhantes a cordões
Estes sintomas podem agravar com o calor e ao longo do dia,
tendo um impacto importante nas atividades diárias e na qualidade de vida.
Como se diagnostica?
Várias causas podem estar associadas ao aparecimento de varizes. Será importante esclarecer os antecedentes e hábitos de vida do doente, analisar as queixas associadas e realizar um exame físico, geralmente com o doente em pé.
Exames adicionais podem ser necessários , nomeadamente a realização de Eco-Doppler venoso. Trata-se de uma ecografia, que permite avaliar a morfologia das veias e a sua função, através de alterações na direção do fluxo sanguíneo no seu interior.
Quais os tratamentos possíveis?
O tratamento poderá seguir diferentes orientações, de acordo com a situação clínica apresentada e que poderão variar desde simples alterações ao estilo de vida, medidas médicas como uso de meias de compressão e toma de medicação, escleroterapia (secagem de varizes) ou mesmo necessidade de intervenção cirúrgica, onde os procedimentos minimamente invasivos são a primeira opção.