top of page
  • Foto do escritorDrº Emanuel Alves da Silva

A DOR QUE NÃO O DEIXA DORMIR

E se sentir dor nas pernas mesmo estando em repouso?


Já vimos previamente que, com o aumento da atividade física, aumentam as necessidades de aporte de oxigénio e nutrientes para os músculos e tecidos. As obstruções das artérias limitam esse aporte e conduzem ao aparecimento de dor muscular ou claudicação. Mais grave que a claudicação dos membros inferiores, é a dor em repouso.

A dor em repouso é um sintoma de doença arterial periférica (DAP) avançada e ocorre quando essas obstruções impedem que os músculos/tecidos recebam fluxo sanguíneo suficiente mesmo na ausência de atividade.

Ocorre mais frequentemente no pé, particularmente quando a perna está mais elevada (perde-se o efeito auxiliar da gravidade).




Tipicamente, os doentes acordam durante a noite com dor e sentem necessidade de se levantar da cama para a aliviar. Outros apenas conseguem descansar com o pé pendente fora da cama ou sentados. Se a doença progredir, a dor pode tornar-se constante e sem alívio.





O que é a isquémia crítica?

A isquémia critica representa o estadio em que a DAP é tão grave que compromete a viabilidade do membro e caracteriza-se pelo aparecimento de lesões tróficas nas extremidades - necrose e úlceras isquémicas que não cicatrizam. Estas lesões são muito dolorosas e ocorrem mais frequentemente nos dedos dos pés ou no calcanhar. Trata-se de uma urgência com necessidade de intervenção cirúrgica de revascularização rápida, de forma a evitar o desenvolvimento de gangrena ou amputação.


Além da dor em repouso e lesões tróficas, a DAP avançada pode apresentar outras alterações como:

  • Diminuição da temperatura na parte inferior da perna ou pé em comparação com o resto do corpo;

  • Alterações da sensibilidade (dormência, ardor, picadas);

  • Rubor/eritrose do pé;

  • Pele brilhante, lisa e seca nas pernas ou pés, acompanhado de ausência de pêlos;

  • Aumento da espessura das unhas dos pés;

  • Pulsos ausentes nas pernas ou pés.

Se apresentar estes sintomas, é fundamental recorrer de imediato a ajuda especializada de forma a evitar as consequências drásticas associadas a esta doença.



bottom of page