top of page
  • Foto do escritorDrº Emanuel Alves da Silva

TRATAMENTOS DE VARIZES MINIMAMENTE INVASIVOS

Atualizado: 18 de fev. de 2022

Descubra em que consistem estes tratamentos e surpreenda-se com a sua simplicidade...


Ainda hoje o tratamento das varizes é, frequentemente, associado à utilização de técnicas invasivas, com necessidade de internamento e período de recuperação difícil. Felizmente, existem alternativas mais simpáticas, minimamente invasivas e que constituem a primeira linha no manuseio desta doença.





ESCLEROTERAPIA (Secagem)

Primariamente utilizada para tratar as veias de pequeno calibre (derrames), consiste em injectar uma solução química (esclerosante) no interior destas veias de forma a danificar e cicatrizar a parede, conduzindo à sua oclusão. No espaço de algumas semanas as veias tratadas deverão desaparecer. Quando este fármaco é misturado com ar produz uma espuma que pode ser utilizada para tratar veias de maior calibre. Apesar de a mesma veia poder ter necessidade de ser injetada mais que uma vez, a escleroterapia é eficaz se realizada corretamente.

É um procedimento que não requer anestesia e pode ser realizado em consultório.



LASER TRANSCUTÂNEO

Utilizado para o tratamento das veias de calibre mais reduzido, funciona com emissão de pulsos de energia intensa que sobreaquecem e danificam as veias conduzindo ao seu desaparecimento. Trata-se de uma técnica complementar da escleroterapia.



TERMOABLAÇÃO POR RADIOFREQUÊNCIA OU LASER

É a técnica de primeira linha utilizada para tratar as veias de maior calibre, tipicamente as veias safenas. Sob controlo ecográfico, procede-se à introdução de um cateter no interior da veia, cuja extremidade irá emitir uma onda de calor (energia por radiofrequência ou laser) que aquece e danifica a parede da veia. Isto conduz à retração, oclusão e posterior desaparecimento da veia.



Os tratamentos minimamente invasivos permitem obter excelentes resultados e com maior satisfação dos doentes. Estas técnicas poderão ser conjugadas de forma a obter os melhores resultados.




Comments


bottom of page