top of page
  • Foto do escritorDrº Emanuel Alves da Silva

OS MELHORES EXERCÍCIOS PARA PROMOVER A SAÚDE DAS SUAS VEIAS

Atualizado: 6 de jul. de 2022

Sabia que a prática de exercício regular pode prevenir o desenvolvimento de varizes ou, no caso de já existirem, aliviar os seus sintomas?


O aparecimento de varizes está relacionado com fatores genéticos, alterações hormonais, gravidez e, principalmente, com o sedentarismo. Ficar muito tempo na mesma posição, em pé ou sentado, dificulta a correta circulação do sangue no corpo, fazendo com que se acumule nos membros inferiores. Além disso, o sedentarismo está diretamente ligado à obesidade, outro fator importante para o aparecimento de varizes, devido à maior pressão sanguínea nas veias.


A melhoria da saúde cardiovascular é o principal benefício de um programa de exercícios regulares. O exercício melhora o tónus dos músculos das pernas, o que por sua vez melhora o "bombeamento" de sangue de volta para o coração.

Um programa de exercícios cardiovasculares regulares e de baixo impacto pode ajudar a prevenir o aparecimento de varizes, assim como aliviar os seus sintomas.


  1. Caminhada Representa o exercício mais simples e mais eficaz para manter a saúde das suas veias. A caminhada tem um efeito direto no sistema cardiovascular, uma vez que melhora a elasticidade das artérias e o fluxo sanguíneo. Para quem já sofre de varizes, caminhar entre 30 a 45min. seguidos pode ser um verdadeiro aliado contra a sensação de peso, ardor e inchaço nas pernas. Se achar que não consegue encaixar esta rotina na sua vida diária, existem formas de contornar a questão, como utilizar as escadas em vez do elevador, ir a pé para o trabalho ou dar uma caminhada na pausa do almoço.

  2. Bicicleta e Elíptica São ótimos exercícios para melhorar a circulação sanguínea através do movimento de pedalagem. Se não tem uma bicicleta ou disposição para sair à rua, pode simular estes movimentos em casa: deite-se com as costas no chão, coloque os braços esticados ao lado do corpo, eleve as pernas e faça o movimento de pedalar. Quanto mais alto, maior o benefício. Este exercício também ajuda no síndrome de pernas inquietas.

  3. Natação É um ótimo exemplo de exercício de baixo impacto e que lhe permite não comprometer as suas articulações. Inevitavelmente enquanto nada exercita e fortalece os músculos das pernas, ao mesmo tempo que promove o retorno venoso.

  4. Exercícios estáticos São exercícios que pode realizar em qualquer lugar e que não implicam grande dispêndio de energia. São exemplos: - Elevar os joelhos e girar os tornozelos, se estiver sentado; - Alongamento de gémeos; - Calf Raises ou levantar os calcanhares (em pé, preservando o alinhamento corporal, levante os calcanhares de forma a ficar em ponta dos pés e, controladamente, baixe os calcanhares até ao chão. Faça várias repetições); - Deite-se no chão e coloque uma perna para cima, segurando-a na parte de trás do joelho. A outra perna permanece esticada no chão. Repita este exercício alternado sucessivamente as pernas; - Certos exercícios de Yoga com alongamentos que não colocam excesso de pressão nas pernas e no abdómen.



A ter em conta...

  • Exercícios que colocam demasiada pressão nas pernas e no abdómen, como agachamentos e levantamento de pesos - uma forma de reduzir o stress sobre a parede das veias e minimizar este aumento de pressão é através de um circuito de treino, onde pode alternar exercícios aeróbios com este tipo de exercícios.

  • A corrida é um exercício de alto impacto para as articulações e pernas, podendo agravar a dilatação das veias. Na presença de varizes, é recomendado correr em superfícies mais suaves, como relva ou piso sintético, e usar meias de compressão, se possível.




Bình luận


bottom of page